Menu
06 SET
Quais são os tipos de piso vinílico?
Quais são os tipos de piso vinílico?

Os pisos vinílicos são impermeáveis, duráveis, práticos, rápidos de instalar e muito fáceis de limpar, já que não acumulam poeira. Eles são vendidos no mercado de quatro maneiras: em manta, em placa, em réguas flexíveis coladas e em réguas flexíveis encaixadas.

Os pisos em manta fazem parte do tipo original de piso vinílico, que, apesar de ser fácil de instalar como todos os outros tipos, apresenta uma textura mais macia, o que acaba tornando o produto muito mais frágil e pouco resistente a furos.

Já o piso vinílico em placas é mais resistente do que o de manta, porém apresenta a desvantagem de possuir um acabamento liso e simples, ou seja, sem texturas. Isso acaba sendo um ponto negativo para quem busca dar um charme todo especial para sua casa.

Outro tipo de piso vinílico é o que vem em réguas flexíveis coladas. Esse tipo de piso colado é flexível, o que o torna completamente resistente a choques, além de também ser imune a furos. Ele também apresenta um acabamento mais bem retocado, possuindo texturas ao invés de apenas desenhos como nos dois casos anteriores.

O piso vinílico colado é uma excelente opção para dar um maior conforto e charme a sua casa. Eles podem apresentar cores como eucalipto, cerejeira, tabaco, nogueira, entre outros. Você certamente encontrará a opção que melhor se harmoniza com a sua casa com as mais diversas opções de texturas e cores disponíveis.

Porém, o piso vinílico colado não é apenas ideal para ambientes residenciais. Ele também é o tipo de piso ideal para ambientes comerciais, pois apresentam uma ótima capacidade acústica, são fáceis de limpar, não propagam chamas e têm ótimo desempenho térmico.

Por apresentarem propriedades condutivas e dissipadoras, os pisos vinílicos, além dos ambientes comerciais, podem também ser instalados em fábricas e salas de cirurgias. Nesses locais, em que o controle da eletricidade estática é algo essencial, os pisos vinílicos são de extrema utilidade.

A última variedade de piso vinílico disponível no mercado é o que se apresenta em réguas flexíveis encaixadas. É o tipo de piso vinílico conhecido como clic ou clicado. Esse é o tipo de piso para quem busca praticidade: ele dispensa o uso de colas e até mesmo de mantas acústicas. A instalação é rápida e prática e o ambiente já está pronto para ser transitado logo após o fim da instalação.

 

Qual tipo de piso vinílico escolher?

Como visto acima, os dois tipos de pisos vinílicos que mais apresentam vantagens são o colado e o clic ou clicado. Tudo depende do ambiente em que você quer escolher para a aplicação do piso vinílico.

O colado é o tipo ideal para ser escolhido em ambientes residenciais ou comercias. Por apresentarem uma maior variedade de cores e padrões, eles podem facilmente se adaptar e dar um charme especial a qualquer tipo de ambiente.

Só se deve tomar uma precaução principal antes de escolher o tipo de piso vinílico colado que será comprado. E isso varia de acordo com o ambiente. Para empresas e comércios, tenha a certeza de estar adquirindo um material que seja mais resistente e que aguente um maior fluxo de pessoas.

Já o piso em clic ou clicado é ideal para quem está buscando rapidez e praticidade. Ele é indicado tanto para ambientes residenciais como comerciais. Especialmente para os comércios, ele é de grande utilidade, uma vez que a troca do piso muitas vezes implica na paralisação total ou parcial das atividades.

 Assim, o piso vinílico clicado é a saída para evitar o grande estresse que uma troca de piso pode gerar. E com um lado muito positivo: além da rapidez e praticidade de se colocar e instalar, ele pode depois ser retirado e reaproveitado em outros locais. E, além disso, como todo piso vinílico, o clicado dará uma atmosfera mais aconchegante para sua casa ou comércio.  

O que saber antes de comprar um piso vinílico?

Os pisos vinílicos se adaptam bem a quase todos os ambientes. Na sobreposição com pisos já existentes eles conseguem cobrir a maioria dos revestimentos antigos, apenas não sendo indicado para cobrir carpete têxtil e cimento queimado.

Para a aplicação, apenas é necessário que o piso que será coberto esteja limpo, impermeabilizado e nivelado.

Apesar de muito difundido que o piso vinílico não pode ser utilizado nas “áreas molhadas” da casa, isso não é necessariamente verdade. Não há problema em instalar um piso vinílico no banheiro da sua casa, apenas são necessárias algumas precauções.

Vale a pena investir em um piso vinílico?

Uma das vantagens do piso vinílico está no custo – em geral eles são muito mais baratos que os pisos de cerâmica ou laminados. Além disso, eles apresentam muitos atributos que nem o laminado nem o cerâmico possuem.

O piso vinílico, ao contrário do laminado, é resistente à água e apresenta um isolamento acústico excelente. Além disso, ele apresenta uma textura agradável ao caminhar, enquanto o piso laminado é duro.

Já em comparação com o piso cerâmico, o vinílico não absorve sujeira e microrganismos enquanto o cerâmico acumula sujeira na parte dos rejuntes. Outro grande atributo do piso vinílico em relação ao cerâmico está na instalação: enquanto o piso cerâmico possui uma instalação demorada e que gera muitos detritos, o vinílico apresenta uma instalação rápida e limpa.

Além disso, os danos causados por quedas no piso vinílico são mínimos, enquanto que no piso cerâmico, por se duro, são altos, o que é prejudicial principalmente para quem tem crianças pequenas.

Informativo Ruffino


Veja todos os Informativos

Ligue Agora