Menu
25 JUL
Pode instalar piso vinílico no banheiro?
Pode instalar piso vinílico no banheiro?

Pode instalar piso vinílico no banheiro?

Como já dissemos em outro post, o piso vinílico tem assumido espaços onde o porcelanato era a primeira opção.

Ainda assim, muitas pessoas têm dúvidas sobre a sua instalação nas chamadas “áreas molhadas”. Afinal, piso vinílico no banheiro, pode? Resposta: sim, pode! Basta escolher um modelo apropriado e tomar alguns cuidados para ter um piso ainda mais prático que o porcelanato.

Piso vinílico ou porcelanato?

O piso vinílico sai ganhando em vários aspectos quando comparado ao piso cerâmico. A vantagem mais explícita é o preço: ao decidir entre piso vinílico ou porcelanato, o custo bem mais baixo do vinil é algo que influencia fortemente a decisão.

Além de o piso em si ser mais barato, a instalação também é bem mais simples: basta nivelar o contrapiso e aplicar o novo acabamento. Dependendo do modelo escolhido, não é preciso nem aplicar cola.

Tal qual o piso cerâmico, o piso vinílico é muito simples de limpar: para a higienização cotidiana, basta uma vassoura de cerdas macias e um pano úmido, no máximo com detergente neutro.

Porém, há um último quesito a levar em conta ao decidir entre piso vinílico ou porcelanato para o banheiro: o conforto térmico. Enquanto o piso cerâmico é frio e duro, o vinil fica em uma temperatura agradável e é macio ao pisar. Isso significa mais conforto ao sair do banho.

Qual modelo escolher?

A umidade é um fator a se levar em consideração ao escolher o piso para banheiro: por causa dela, é melhor evitar a versão colada e investir no piso vinílico click. Isto porque o vapor do banho pode danificar a cola e, consequentemente, prejudicar a fixação do piso.

Fique especialmente atento à área do box. Apesar de o piso vinílico não ter problemas com água, ele não é apropriado para ficar submerso. Se você quiser instalá-lo na área de seu chuveiro, deve procurar um modelo específico para este local.

Como instalar?

Para instalar o piso vinílico, independente do tipo de contrapiso, é essencial que ele esteja nivelado (onduções devem ser corrigidas com massa corrida) e limpo (não pode haver nenhum tipo de sujeira sobre o contrapiso, seja poeira, ceras ou outros produtos).

No caso do piso vinílico click, não é preciso aplicar nenhum produto para fixá-lo: as partes devem ser encaixadas. A instalação de cada fragmento está completa quando você ouvir o click característico.

Caso você tenha um piso frio instalado em seu banheiro e queira trocar pelo vinil, confira nosso post com instruções para instalar o piso vinílico sobre cerâmica!

Informativo Ruffino


Veja todos os Informativos

Ligue Agora