Menu
20 AUG
Piso vinílico e acessibilidade
Piso vinílico e acessibilidade

A falta de acessibilidade é um dos problemas mais comuns em todas as cidades brasileiras, inclusive em capitais. E isso não ocorre somente em ambientes externos, mas também internos.

Quase todos os espaços residenciais não foram preparados para receber adequadamente os deficientes físicos, especialmente os cadeirantes, o que acaba por limitar sua mobilidade.

No entanto, é possível realizar algumas modificações nessas áreas internas para garantir uma casa com acessibilidade aos deficientes. A principal delas é aplicar piso vinílico, substituindo revestimentos tradicionais.

 

O que é piso vinílico?

O piso vinílico é um revestimento fabricado com minerais e PVC. A versão mais conhecida é a que imita a madeira, mas há inúmeras opções, desde as coloridas até as estampadas.

 

Como o piso vinílico ajuda na acessibilidade?

Uma das principais características desse tipo de piso é sua maior aderência, especialmente com a cadeira de rodas, o que torna o acesso para os cadeirantes mais seguro, com menor risco de acidentes domésticos.

Por isso, o revestimento é uma boa solução para residências de pessoas com mobilidade reduzida, garantindo-lhes maior proteção durante a movimentação pelos espaços da casa.

 

Onde instalar o piso vinílico?

Pensando em investir no piso vinílico para assegurar a acessibilidade para deficientes na residência, mas não sabe ao certo onde esse tipo de revestimento pode ser aplicado?

Essa opção é bastante versátil e pode ser instalada em áreas internas. No caso específico de ambientes molhados, como banheiros, lavanderias e cozinhas, inclusive em varandas, o piso vinílico pode ser também uma boa opção, nesse caso, faz-se necessário cuidado especial com a cola a ser utilizada. A Ruffino Acabamentos não recomenda o piso clicado para áreas úmidas, o principal inibidor é a possibilidade de infiltração de água entre o piso e o contrapiso/preparação.

Em tempo, para situações fora do padrão de instalação, é sempre válido consultar uma revenda especializada. Veja aqui onde encontrar uma.

 

Como limpar piso vinílico?

Depois de instalar o piso, uma das dúvidas mais comuns é como limpá-lo. Este é um processo simples de ser feito, basta utilizar uma vassoura ou aspirador de pó para remover sujeiras.

Para tirar manchas, um pano umedecido em água e detergente neutro basta. É só esfregá-lo no local. Para manchas resistentes, substitua o pano por uma esponja macia.

Informativo Ruffino


Veja todos os Informativos

Ligue Agora