Menu
04 OUT
O papel dos pisos e revestimentos na decoração da casa
O papel dos pisos e revestimentos na decoração da casa

Durante a construção ou reforma do imóvel é preciso escolher um ponto importante da decoração, o piso e o revestimento a ser utilizado para finalizar o projeto com chave de ouro.

Mas, você sabe ao certo qual o papel desempenhado pelos pisos e revestimentos na sua casa? Ele vai além da função decorativa. Saiba aqui qual a finalidade desses acabamentos e entenda o porquê é tão importante saber escolhê-los!

 

Função do piso e do revestimento

Embora não passe pela cabeça do dono do imóvel, o piso e revestimento têm como principal finalidade a proteção da estrutura da edificação, garantindo que não seja danificada com o passar do tempo.

Para se ter uma melhor ideia, basta imaginar a seguinte situação: se não houvesse um revestimento, partes estruturais do imóvel ficariam expostas e mais suscetíveis a danos por fatores externos.

Com o tempo, toda essa estrutura pode apresentar manchas ou então marcas de desgaste que podem comprometer a edificação como um todo, demandando um gasto alto com reformas.

É aí que entram os pisos e revestimentos: eles formam uma camada extra sobre chão e paredes, reforçando sua proteção e evitando que a construção seja danificada.

 

Decoração com pisos e revestimentos

A maioria das pessoas pensam no piso e revestimento como um elemento decorativo. Na realidade, ele também exerce essa função, já que é a camada de proteção de fica visível no ambiente.

Portanto, esses tipos de acabamento costumam unir o funcional ao decorativo: além de proteger a construção, eles também embelezam o imóvel, tornando o ambiente interno ou externo mais agradável.

O grande diferencial é que o piso e revestimento utilizados podem dar um tom especial para a decoração do imóvel, seja ele clássico e tradicional, moderno ou divertido, tudo depende do produto utilizado.

 

Papéis extras dos acabamentos

Além disso, os pisos e revestimentos também podem desempenhar papéis secundários na construção, tais como:

- Melhora do conforto térmico: pisos frios conseguem amenizar a temperatura em locais que são quentes o ano todo. Já pisos como o de madeira ou material sintético ajudam a deixar o clima interno mais aconchegante;

- Aperfeiçoamento do isolamento acústico: pisos e revestimentos também têm o poder de melhorar a acústica no interior do imóvel, inclusive de reduzir efeitos sonoros como o eco;

- Otimização da limpeza: manter a casa higienizada é mais fácil quando se tem esses acabamentos, uma vez que eles possuem uma superfície plana simples de ser higienizada, feita com materiais resistentes;

- Aumento da segurança: há pisos que são antiderrapantes e desempenham com sucesso a função de segurança, aumentando-a consideravelmente. Isso faz toda a diferença em imóveis com deficientes físicos, idosos e, até mesmo, em áreas comerciais.

 

Qual piso desempenha todas essas funções?

Uma modalidade de acabamento que é bastante versátil e desempenha todos esses papéis é o piso vinílico, que é produzido a partir do PVC e tem excelente qualidade, não propaga chama, proporciona excelente conforto térmico e isolamento acústico, possui preço acessível, sua instalação é rápida e descomplicada, entre outros benefícios.

 

Você também poderá gostar de...

 

Quais são os tipos de piso vinílico? Leia aqui.

4 erros comuns ao escolher o piso. Leia aqui.

Ruffino Acabamentos: 5 ambientes inovadores. Leia aqui.

Informativo Ruffino


Veja todos os Informativos

Ligue Agora