Menu
12 JUL
Como instalar piso vinílico sobre cerâmica
Como instalar piso vinílico sobre cerâmica

Como instalar piso vinílico sobre cerâmica

Cozinha e banheiro são sinônimos de pisos frios, certo? Não exatamente: como o piso vinílico pode molhar (mas não ficar submerso), é confortável ao pisar e de fácil limpeza, ele começa a ser instalado em “áreas molhadas” da casa, onde o piso cerâmico era antes a primeira opção.

Se você quer trocar o acabamento de seu banheiro ou cozinha para ter o piso vinílico instalado, temos boas notícias: não é preciso remover o seu piso frio. Confira nossas dicas para instalar o piso vinílico sobre cerâmica!

O contrapiso

A regra geral para ter o piso vinílico instalado também é válida para os pisos cerâmicos: o contrapiso deve estar limpo e nivelado.

No caso específico do piso cerâmico, é preciso ter atenção a algumas particularidades do material e de seu processo de instalação.

Em primeiro lugar, meça o tamanho do rejunte. Para instalar o piso vinílico sobre cerâmica, a distância entre as peças não deve ser superior a 1 cm. Caso contrário, será preciso fazer um preparo mais complexo da superfície, aplicando uma grande quantidade de massa para um nivelamento satisfatório. Consequentemente, seu novo acabamento pode ficar muito alto.

O nivelamento do piso vinílico também pode ser comprometido por cerâmicas danificadas, soltas e ocas. Entretanto, como nem todos os danos são visíveis, não é possível se certificar 100% de que não há problemas com o piso. A melhor forma de se precaver é contar com um instalador de confiança em qualquer intervenção feita em sua casa.

Instalando o piso vinílico sobre cerâmica

Tal qual em outros tipos de contrapiso, a instalação do piso vinílico sobre cerâmica começa com uma limpeza profunda e minuciosa. Além da poeira, substâncias como ceras devem ser totalmente removidas para uma excelente fixação do vinil.

A menos que o seu piso frio seja de um modelo que não exige espaçamento entre as peças e que a instalação tenha sido muito bem feita, será necessário espalhar uma camada de massa sobre ele. O objetivo é zelar pelo nivelamento do piso de PVC, evitando ondulações.

Cuidados após a instalação

Agora que você já tem o piso vinílico em sua cozinha ou banheiro, cuide dele ao máximo para mantê-lo com aparência de novo por mais tempo.

Lembre-se que o piso vinílico pode molhar, mas não pode ficar submerso. Não é necessário lavá-lo, mas, caso você queira, é possível limpá-lo com água, mas ela deve ser recolhida rapidamente. A lavagem deve ser realizada no mínimo 10 dias depois da instalação.

Além disso, tome cuidado para não marcar seu acabamento. Varra-o apenas com vassouras macias e evite arrastar móveis e objetos pesados sobre ele. Assim, você garante um piso bonito por muito mais tempo.

 

Informativo Ruffino


Veja todos os Informativos

Ligue Agora