Menu
07 NOV
Como instalar piso vinílico
Como instalar piso vinílico

O piso vinílico tem sido bastante procurado para dar um acabamento diferenciado e de alta qualidade para o imóvel. Também pudera: trata-se de um revestimento com ótimo custo-benefício!

Por ser um tipo de acabamento um pouco mais novo, é comum encontrar quem tenha dúvidas sobre sua instalação. Esse é seu caso? Então, confira aqui informações preciosas sobre como instalar piso vinílico.

Opções de piso vinílico

É importante conhecer as opções de pisos vinílicos, para escolher a mais adequada ao seu imóvel. O revestimento pode ser encontrado em réguas, placas e mantas.

Para apartamentos e casas, as versões em régua e placa são as mais indicadas. O piso vinílico em manta é ideal para escritórios, indústrias e áreas amplas.

Essas opções são instaladas com cola, adesivos específicos ou ainda por encaixe, versão que dispensa materiais colantes e proporciona rapidez na finalização do trabalho.

Instalando o piso vinílico

A instalação de piso vinílico é simples, ágil e mais higiênica do que outros tipos de revestimento. Para que o resultado seja o melhor possível, o recomendado é que a base (contrapiso) esteja totalmente nivelada e sem imperfeições, além de limpa e seca.

O primeiro passo é aplicar sobre a base uma massa niveladora, que é feita com cola PVA e cimento. Depois de seca, chega o momento da colocação do piso. Para garantir um melhor resultado em todas as etapas, contrate um profissional para realizar o trabalho.

Esse detalhe é obrigatoriedade sobretudo no caso da instalação do piso vinílico em manta, uma vez que a realização das emendas demanda o uso de equipamentos profissionais e somente um especialista saberá executar a tarefa.

Posso instalar o revestimento sobre outro piso?

É possível instalar o piso vinílico sobre o porcelanato, cerâmica e cimento queimado. Porém, deve-se atentar a alguns detalhes. Se o porcelanato ou cerâmica for brilhante, antes da massa niveladora é necessário aplicar um primer, para garantir melhor aderência.

Se o cimento queimado for muito liso, o recomendado é picotar o chão antes de aplicar a massa niveladora, processo que aumentará a capacidade de aderência do piso.

Um detalhe importante: o piso vinílico não pode ser instalado sobre madeira, laminado ou carpete, pois esses revestimentos podem apodrecer e estragar a camada superior.

Informativo Ruffino


Veja todos os Informativos

Ligue Agora