Menu
20 OUT
Ambientação: qual o tipo de piso adequado para cada ambiente
Ambientação: qual o tipo de piso adequado para cada ambiente

Ambientação é um processo de decoração que possibilita criar um espaço confortável e harmônico, reforçando uma determinada característica decorativa, seja ela clássica, irreverente, criativa ou moderna.

Curiosamente, o piso é um ponto fundamental que ajuda a ditar o tom da decoração do espaço, auxiliando na estruturação de um ambiente uniforme e visualmente agradável.

No entanto, para atingir esses resultados é necessário saber escolher o piso correto para cada espaço, tarefa que muitos erram e acabam por comprometer não somente a decoração, mas também a funcionalidade do imóvel como um todo.

Esse é o seu caso? Então, confira aqui dicas preciosas para acertar na escolha do piso para cada área do imóvel e monte uma ambientação que esbanja beleza e praticidade.

 

Pisos adequados para cozinha

A cozinha é classificada como uma área úmida / molhada, uma vez que o contato com a água costuma ser maior nesse espaço. Em casos assim, o tipo de piso mais indicado é aquele não tem poder de absorção de água.

O motivo é simples: se esse acabamento conseguir reter água, ele pode mofar, ficar deformado ou então apodrecer com o passar do tempo, causando enorme prejuízo para substituição e com reformas.

Por isso, o tipo de piso mais indicado para a cozinha é o frio, como os azulejos, que possuem preços mais acessíveis. Quer algo mais atual? O porcelanato é uma excelente alternativa, porém um pouco mais cara.

 

Pisos adequados para banheiros

O banheiro é considerado o espaço mais molhado da casa, por isso vale a mesma dica da cozinha na hora de escolher o piso perfeito: ele não pode absorver água de maneira alguma.

Portanto, fuja de pisos porosos e dê preferência para o azulejo, porcelanato ou então as pastilhas, que estão em alta e ajudam a criar um ambiente moderno e diferenciado.

 

Pisos para salas e quartos

A sala e o quarto são espaços de descanso, por isso é recomendado que o piso passe sensação de aconchego e conforto. Em casos assim, deixe a cerâmica e o porcelanato de lado!

Dê preferência para pisos de madeira ou então os laminados. Ótimas opções são os pisos vinílicos, que unem beleza, praticidade, conforto térmico e preço acessível, sem pesar no orçamento.

Para reforçar ainda mais o clima de aconchego, utilize tapetes sobre o piso, especialmente os com pelo alto, que são mais macios ao toque e transmitem conforto.

 

Pisos adequados para escritório

O escritório é um espaço que deve transmitir conforto e praticidade. Curiosamente, esse é um dos ambientes mais versáteis, podendo receber tanto o piso de madeira, laminado ou porcelanato, tudo depende do tom decorativo que se deseja dar à área.

Para uma ambientação acolhedora, tons rústicos do laminado e madeira são perfeitos, passando impressão de conforto. Se a ideia for montar uma decoração clean, o porcelanato é um bom investimento, especialmente a versão em tons claros.

No escritório, independentemente do tipo de piso utilizado o ideal é sempre trabalhar bem a luz, utilizando uma iluminação direta, preferencialmente a branca, que possibilita melhor visualização e cria uma ambientação adequada.

 

Você também poderá se interessar por...

>> Quais são os tipos de piso vinílico?

>> O papel dos pisos e revestimentos na decoração da casa

>> Diferenças entre pisos vinílicos e pisos laminados

 

Informativo Ruffino


Veja todos os Informativos

Ligue Agora